Mestrado em Supervisão Pedagógica de Ensino das Ciências

07
Jun 08

Li há dias, um texto relacionado com a interacção entre o Ensino Tradicional e as Novas Tecnologias que achei particularmente curioso!

Esse texto  refere-se a Eliane Shlemmer( Professora- Mestre, Brasileira que escreveu uma artigo cujo título é " O trabalho do Professor e as novas Tecnologias".

E...foi a partir da sua visão sobre o modo  como os professores encaram as novas Tecnologias que senti necessidade de reflectir um pouco mais sobre isto!

Segundo a Eliane Shlemmer, um dos grande erros cometidos pelos professores é o de imaginar que a Tecnologia Digital deva ser introduzida no ensino / aprendizagem, quando segundo ela, a Tecnologia digital não entra, está sempre presente na acção dos nativos digitais pois estes vivem e pensam com essa Tecnologia; vivem num mundo da interacção conjunta e cooperativa, das trocas e da pesquisa de textos, ainda que a proposta do professor envolva livros, papel e lápis e conversas presenciais!

 É de facto um erro que nós professores(imigrantes digitais),continuemos a encarar a Tecnologia como uma ferramenta, isto é como um complemento à prática pedagógica, sobretudo quando esta ferramenta é usada apenas para digitação de um texto ou para aprentação de um CD -ROM que muitas vezes tem uma proposta totalmente analógica... e este é sem dúvida um aspecto, que os professores imigrantes digitais, terão que continuar a trabalhar para se integrarem verdadeiramente nas Novas Tecnologias, pois só assim conseguirão sentir os seus alunos e posteriormente utilizar estratégias orientadoras, que direccionem o trabalho do aluno não para a busca da mera informação, mas para o despertar do sentido crítico, que conduza a uma crescente autonomia, num ensino que se pretende que seja cada vez mais voltado, para a pesquisa, onde a resolução de problemas, promova a efectiva mudança conceptual dos alunos.

Contudo há um aspecto importante, que na miñha opinião deveria não só ficar claro, como não causar ambiguidades!

É a questão do papel do professor,presencialmente ou não, como orientador de todo este processo nesta era digital!

 Continuo a achar, que os alunos de hoje -  os ditos nativos digitais-embora embrenhados no mundo digital, não deverão desviar-se das orientações do seu professor, que como imigrante bem sucedido seja capaz de utilizar  a Pedagogia mais indicada para cada caso e nesta questão da pesquisa seja realmente capaz  encaminhar os alunos por exemplo para uma selecção específica da informação e para uma organização tal, que garanta que os objectivos de um determinado trabalho sejam alcançados ou então,  poderão surgir desvios, ou perigos nessa teia de informação, que farão de tudo menos formar os alunos!

Mas esta é só a minha opinião pessoal sobre o assunto!

 

 

 

 

publicado por ameliamatos às 17:40

Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO